Educação Alimentar e Nutricional

Curso de Especialização em Educação Alimentar e Nutricional

Educação Alimentar e Nutricional

Curso de Especialização em Educação Alimentar e Nutricional

Na contemporaneidade, em escala planetária, os problemas alimentares e nutricionais têm sido identificados como responsáveis pelo aumento exponencial das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão entre outras. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), campo de ação da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde se coloca como uma estratégia de grande importância na prevenção e controle dos agravos causados por uma ingesta alimentar inadequada. A especialização em Educação Alimentar e Nutricional possibilita benefícios concretos tanto aos nutricionistas quanto aos demais profissionais interessados na temática, que não raras vezes, se sentem inseguros frente à complexidade das demandas a serem enfrentadas em contextos que exigem o conhecimento e o manejo acerca dos pressupostos educacionais necessários para o fomento de uma alimentação adequada e paralelamente, contribui para que a Lei nº 13.666/2018, que trata da inclusão do tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, possa ser adequadamente efetivada, propiciando uma ampliação da atuação do nutricionista, já que segundo o Conselho Federal de Nutrição (Comunicação, 30/05/2018), cabe a esse profissional coordenar, com a comunidade escolar, as maneiras de abordagem do conteúdo, no que respeita aos aspectos pedagógicos, lúdicos, entre outros e dos demais profissionais que atuam com a referida temática.

Público alvo

Profissionais nutricionistas, biólogos, agrônomos, professores e graduados interessados na temática.

Objetivos

Capacitar os profissionais que atuam transdisciplinar e multiprofissionalmente no fomento à prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, considerando diferentes contextos educacionais e a multiplicidade de variáveis inerentes ao comportamento alimentar, suas preferências e aversões e que constituem fatores precípuos na elaboração de programas voltados à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Específicos

  • Conhecer as variáveis que determinam as escolhas alimentares e disponibilidade de alimentos, a partir dos conhecimentos envolvendo a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
  • Compreender o sistema alimentar, na sua integralidade.
  • Valorizar a cultura alimentar local e legitimar os saberes de diferentes naturezas.
  • Conhecer abordagens educativas que envolvam diferentes atores sociais da comunidade local (família, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, profissionais que preparam alimentação escolar, agricultores familiares, entre outros).
  • Adquirir competências para a elaboração de capacitações envolvendo gestores de equipamentos públicos de Alimentação e Nutrição, líderes comunitários, organizações não governamentais, entre outros.
  • Conhecer o valor nutricional dos alimentos e possibilidades de preparações adequadas a cada etapa da vida humana.

Conteúdo programático

DISCIPLINAS
Educação Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas
Antropologia da Alimentação
Educação Alimentar e Nutricional e o espaço da escola: perspectivas e desafios
Metodologias Ativas aplicadas à Educação Alimentar e Nutricional
Comportamento Alimentar e seus Componentes
Educação Alimentar e Nutricional e a Formação de Educadores
Metodologia Científica aplicada à Educação Alimentar e Nutricional
Educação Alimentar e Nutricional nos ciclos da vida I: infância e adolescência
Educação Alimentar e Nutricional nos ciclos da vida II: adulto e idoso
Educação Alimentar e Nutricional em situações especiais: esporte, gestação, obesidade
Educação Alimentar e Nutricional e os Transtornos Alimentares: bulimia, anorexia, ortorexia
Educação Alimentar e Nutricional e a Atenção Básica em Saúde
Educação Alimentar e Nutricional e o desafio da Sustentabilidade
Educação Alimentar e Nutricional e a promoção da alimentação saudável: desafios e controvérsias
Gastronomia para a Educação Infantil
Gastronomia para o Ensino Fundamental e Médio
Elaboração de Projetos de Educação Alimentar e Nutricional para a Educação Infantil
Elaboração de Projetos de Educação Alimentar e Nutricional para o Ensino Fundamental e Ensino Médio
Atividades Supervisionadas
Monografia
INFORMAÇÕES
Duração: 20 meses presenciais
Número de vagas: 30 vagas
Horário das aulas: Um sábado por mês, das 08:00 as 18:00
Carga horária: 400 horas

Certificação

O aproveitamento, tanto nas disciplinas quanto no trabalho monográfico, obedecerá uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). A nota mínima será de 7 (sete) pontos e será conjugada ao critério frequência, igual ou superior a 75% (setenta e cinco) por cento. Aos candidatos aprovados será concedido o título de especialista em Educação Alimentar e Nutricional.

Coordenação

Profª Ms. Daniela Resende de Moraes Salles
Profª Drª Celia Vectore

Documentos para matrícula

  • Fotocopia autenticada de conclusão do curso de graduação
  • Fotocópia autenticada do CPF
  • Fotocópia autenticada do RG
  • 1 foto 3 x 4 recente
  • Pagamento da taxa de matrícula

Observações

A Solaris Educacional reserva o direito de não ofertar o curso se as matrículas não contemplarem o número mínimo para a sua realização; nesse caso, será feito o reembolso dos valores pagos pelo inscrito.

Resumo

Na contemporaneidade, em escala planetária, os problemas alimentares e nutricionais têm sido identificados como responsáveis pelo aumento exponencial das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão entre outras. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), campo de ação da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde se coloca como uma estratégia de grande importância na prevenção e controle dos agravos causados por uma ingesta alimentar inadequada. A especialização em Educação Alimentar e Nutricional possibilita benefícios concretos tanto aos nutricionistas quanto aos demais profissionais interessados na temática, que não raras vezes, se sentem inseguros frente à complexidade das demandas a serem enfrentadas em contextos que exigem o conhecimento e o manejo acerca dos pressupostos educacionais necessários para o fomento de uma alimentação adequada e paralelamente, contribui para que a Lei nº 13.666/2018, que trata da inclusão do tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, possa ser adequadamente efetivada, propiciando uma ampliação da atuação do nutricionista, já que segundo o Conselho Federal de Nutrição (Comunicação, 30/05/2018), cabe a esse profissional coordenar, com a comunidade escolar, as maneiras de abordagem do conteúdo, no que respeita aos aspectos pedagógicos, lúdicos, entre outros e dos demais profissionais que atuam com a referida temática.

Publico alvo

Profissionais nutricionistas, biólogos, agrônomos, professores e graduados interessados na temática.

Objetivos

Capacitar os profissionais que atuam transdisciplinar e multiprofissionalmente no fomento à prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, considerando diferentes contextos educacionais e a multiplicidade de variáveis inerentes ao comportamento alimentar, suas preferências e aversões e que constituem fatores precípuos na elaboração de programas voltados à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Específicos

  • Conhecer as variáveis que determinam as escolhas alimentares e disponibilidade de alimentos, a partir dos conhecimentos envolvendo a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
  • Compreender o sistema alimentar, na sua integralidade.
  • Valorizar a cultura alimentar local e legitimar os saberes de diferentes naturezas.
  • Conhecer abordagens educativas que envolvam diferentes atores sociais da comunidade local (família, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, profissionais que preparam alimentação escolar, agricultores familiares, entre outros).
  • Adquirir competências para a elaboração de capacitações envolvendo gestores de equipamentos públicos de Alimentação e Nutrição, líderes comunitários, organizações não governamentais, entre outros.
  • Conhecer o valor nutricional dos alimentos e possibilidades de preparações adequadas a cada etapa da vida humana.

Conteúdo programático

DISCIPLINAS
Educação Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas
Antropologia da Alimentação
Educação Alimentar e Nutricional e o espaço da escola: perspectivas e desafios
Metodologias Ativas aplicadas à Educação Alimentar e Nutricional
Comportamento Alimentar e seus Componentes
Educação Alimentar e Nutricional e a Formação de Educadores
Metodologia Científica aplicada à Educação Alimentar e Nutricional
Educação Alimentar e Nutricional nos ciclos da vida I: infância e adolescência
Educação Alimentar e Nutricional nos ciclos da vida II: adulto e idoso
Educação Alimentar e Nutricional em situações especiais: esporte, gestação, obesidade
Educação Alimentar e Nutricional e os Transtornos Alimentares: bulimia, anorexia, ortorexia
Educação Alimentar e Nutricional e a Atenção Básica em Saúde
Educação Alimentar e Nutricional e o desafio da Sustentabilidade
Educação Alimentar e Nutricional e a promoção da alimentação saudável: desafios e controvérsias
Gastronomia para a Educação Infantil
Gastronomia para o Ensino Fundamental e Médio
Elaboração de Projetos de Educação Alimentar e Nutricional para a Educação Infantil
Elaboração de Projetos de Educação Alimentar e Nutricional para o Ensino Fundamental e Ensino Médio
Atividades Supervisionadas
Monografia
INFORMAÇÕES
Duração: 20 meses presenciais
Número de vagas: 30 vagas
Horário das aulas: Um sábado por mês, das 08:00 as 18:00
Carga horária: 400 horas

Certificação

O aproveitamento, tanto nas disciplinas quanto no trabalho monográfico, obedecerá uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). A nota mínima será de 7 (sete) pontos e será conjugada ao critério frequência, igual ou superior a 75% (setenta e cinco) por cento. Aos candidatos aprovados será concedido o título de especialista em Educação Alimentar e Nutricional.

Coordenação

Profª Ms. Daniela Resende de Moraes Salles
Profª Drª Celia Vectore